INTRODUÇÃO AO TEMA

As Migrações
Todas as deslocações de populações que impliquem mudança na residência ou habitat de origem para outro destino, consideram-se migrações.
Estas deslocações têm contribuído para a sobrevivência das espécies que migram.
No Filo dos Cordados podemos verificar que nas suas 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, algumas espécies migram. As migrações fazem parte do ciclo de vida dessas espécies de animais.
No grupo dos mamíferos podemos falar particularmente da espécie Humana - Homo sapiens que migra desde todos os tempos.
Vamos começar por verificar distintamente alguns factores que impulsionam as migrações na população humana e na população animal, para depois podermos concluir que existem muitas causas em comum.
Migração Humana - Os primeiros seres humanos migravam em busca de alimento, procurando assim melhores condições de vida.
Na actualidade as migrações podem ser regionais, nacionais, internacionais, em grupo ou individuais. São motivadas por diversos factores, que podem ser ordem religiosa, tribal, política, económica ou simplesmente pelo "amor à aventura". Porém, a essência continua na procura de melhores condições de vida.
Migração Animal - Também os animais migram por diversas razões. Em busca de alimento, clima mais favorável, para reprodução ou cooperação. Estas migrações podem ser individuais, em pares, em grupos familiares ou em manadas. Porém, a essência continua na procura de melhores condições de vida.
Neste blogue tentamos demonstrar através de imagens, vídeos, entrevistas e pesquisas, todo este ciclo de vida. Seja curioso, veja por si e reflita!